Factores que afectam a velocidade de uma reacção química

Existe uma condição necessário para que uma reacção química ocorra isto é deve –se quebrar as ligações químicas de modo a permitir o reagrupamento de novos átomos.

Os factores que afectam a velocidade de uma reacção química são :

A Natureza dos reagentes

A concentração

A temperatura

A superficial de contacto

O catalisador utilizando

Como esses factores afectam a velocidade de uma reacção?

Natureza dos reagentes

Substâncias diferentes podem ou não reagir entre si. Para que ocorra uma reacção química entre duas ou mais substâncias e necessário que haja afinidade entre elas.

Efeito de concentração 

A velocidade de uma reacção química depende das concentrações iniciais dos reagentes, aumentando, em geral, quando a concentração destes também aumentar.

Efeito de temperatura

As substancias são constituída por unidades estruturais que se movem com a velocidade media de agitação e , com uma energia cinética interna. Que e tanto maior quanto mais elevada for a temperatura do sistema onde ocorre a reacção, imagine uma panela com agua ao ser colada no lume a agua  começo a ganhar uma sertã temperatura , se nos queremos que agua ferva com mais rapidez geralmente se aumenta – se a temperatura.

Superfície de contacto

A superfície de contacto dos regentes determina a velocidade de uma reacção química isso significa que quanto maior for a superfície de contacto maior e velocidade da reacção. Se nos queremos adicionar sal nos alimentos preferimos usar o sal fino, porque esta dissolve-se mais rapidamente.

Canalizadores 

Catalisadores são substâncias que não participam na reacção química, mas contribuem para ultrapassar rapidamente as “barreiras” da energia de activacao, aumentado deste modo a velocidade da reacção

(Visited 3 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Artigos Protegidos !!