Ondas Mecânicas e Electromagnéticas – física – diferenças

Bem-vindo ao nosso Blog Cantos da Ciência
Nesta matéria vamos falar de ondas mecânicas e ondas electromagnéticas, suas diferenças, trago a matéria de forma resumida com objectivo de garantir uma boa percepção nas matéria relacionadas.
Começámos por reflectir assim  
O que é uma onda
Imagine uma perturbação causada por alguém ou por alguma coisa fonte, propagando – se de um ponto para o outro sob forma de impulso por exemplo:

Quando uma gotícula de agua cai num lago de aguas tranquilas, a partir do ponto de impacto, o que acontece? Isso mesmo formam se ondas circulares, de raio cada vez maiores, que se propagam em todas as direcções, na superfície do lago. A pequena gota ao cair, perturbou a superfície da água do lago, levando a formação de pequenas ondulações que tem origem no local onde a gota caiu
Então podemos definir:
 Onda como sendo uma perturbação oscilante, que se propaga através de um meio material.
Durante a propagação de uma onda não há transferência da matéria mas sim energia de um ponto para o outro.
Classificação das ondas
Quanto a sua natureza as ondas podem ser

Ondas mecânicas: são aquelas que precisam de um meio material para se propagar. As ondas no oceano, o som, as ondas produzidas numa corda ou numa mola, etc. Todas são perturbações causadas em meios materiais sólidos, gasoso ou líquidos.
Ondas electromagnéticas: esse tipo de onda não precisa de meios matérias para se propagarem de um lugar para o outro. A perturbação e causada por campos eléctricos e magnéticos oscilantes e propagam através  deles, seja nos meios materiais  como no vácuo. A luz e um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do sol chega até nós mesmo existindo vácuo no espaço. Outros exemplos ondas electromagnéticas são as microondas, as ondas de rádio e TV, os raios infravermelhos, os raios ultra violetas, os raios X e os raios gama.
(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Artigos Protegidos !!