leis de newton-resumido

A primeira lei de Newton pode ser chamado também de Lei da Inércia, diz que um corpo permanece em estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme enquanto sobre ele não estiver a actuar nenhuma forca, ou a resultante das forcas sobre ele actuar for nula.

Imagine uma situação em que esteja dentro de um autocarro, se o motorista decidir frear o carro de forma repentina o que acontecem com as pessoas que estão no carro?

Repare na imagem a seguir

As pessoas tendem a manter-se em movimento por um determinado tempo, agora imagine uma situação ao contrário da primeira, quando um autocarro esta em repouso e o motorista acelera drasticamente as pessoas que estão no carro tende a se manter na posição inicial com o passar do tempo.

Genericamente, podemos dizer que , quando se pretende modificar o estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme de um corpo, torna-se necessária a acção de uma forca.

Segunda lei de Newton ( Quantidade de movimento)

A segunda lei de newton ou Lei da Quantidade do movimento, diz que mudança de movimentos é proporcional a forca motora imprimida, e é produzida na direcção da linha recta na qual aquela forca é impressa.

Uma forca é sempre necessária quando pretendemos mudar o estado de repouso ou do movimento rectilíneo uniforme. Mas uma forca também pode tornar o movimento mais lento ou mais rápido. Por isso, dizemos que um corpo pode ser acelerado através do efeito de uma força .

 

A expressão matemática que traduz a Lei Fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton.

F=m.a

Terceira lei de Newton

A terceira Lei de Newton, também conhecida como lei da Acção e Reacção, diz que a qualquer acção há sempre uma reacção oposto e de igual a intensidade, ou, as acções mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a parte opostas.

(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Artigos Protegidos !!